v. 3 n. 3 (2023): Aportes de la Teoría de la Objetivación y la Teoría Histórico-Cultural a la Investigación en Educación Matemática

					Visualizar v. 3 n. 3 (2023): Aportes de la Teoría de la Objetivación y la Teoría Histórico-Cultural a la Investigación en Educación Matemática
Este número temático tiene como propósito difundir artículos de investigaciones académicas en Educación Matemática, cuyos resultados dialoguen con la Teoría de la Objetivación (TO) y/o con la Teoría Histórico-Cultural (THC). Los artículos que componen al número plantean resultados de investigaciones sobre procesos de enseñanza y aprendizaje de las matemáticas, formación de profesores de matemáticas o transitan teóricamente por la discusión sobre complementariedades entre estos dos enfoques (TO y THC).

Editores invitados: 
Rodolfo Vergel (Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Colombia) 
Vanessa Dias Moretti (Universidade Federal de São Paulo, Brasil)

Publicado: 2023-07-26

Artigos empíricos

  • A motivação na unidade afeto-cognição: Possibilidades de ensino envolvendo música e o conceito de fração

    Mariana Laís Batista, Flávia Dias de Souza
    e202319
    DOI: https://doi.org/10.54541/reviem.v3i3.75
  • Aprendizagem do conceito teórico de equação do primeiro grau por estudantes do sétimo ano

    Josélia Euzébio da Rosa, Gislaine Tricheis Nazario Gomes
    e202316
    DOI: https://doi.org/10.54541/reviem.v3i3.76
  • Produção de saberes associado ao método das cascas cilíndricas para determinar o volume de um sólido

    Oscar Leonardo Pantano-Mogollón
    e202315
    DOI: https://doi.org/10.54541/reviem.v3i3.78
  • Análise multimodal de uma atividade probabilística com alunos do ensino fundamental

    Liliana González, Rodolfo Vergel
    e202312
    DOI: https://doi.org/10.54541/reviem.v3i3.73

Artigos teóricos

  • Atividade coletiva, atividade em comum, labor conjunto: Aproximações ao conceito de coletividade

    Lidiane Chaves Zeferino, Iraji de Oliveira Romeiro, Vanessa Dias Moretti
    e202317
    DOI: https://doi.org/10.54541/reviem.v3i3.77

Artigos de revisão de literatura

Experiências educacionais

  • Reconhecimento de grandezas variáveis por professores dos Anos Iniciais: Um olhar pela teoria da objetivação

    Anderson Minosso, Maria Lucia Panossian
    e202314
    DOI: https://doi.org/10.54541/reviem.v3i3.72
  • Teoria da objetivação: um foco na produção de subjetividades

    Jaqueline Vargas-Plaça, Luis Radford
    e202311
    DOI: https://doi.org/10.54541/reviem.v3i3.71