Relações entre subdomínios do conhecimento de um professor de matemática sobre resolução de problemas aditivos
DOI:
https://doi.org/10.54541/reviem.v3i1.92Palavras-chave:
Conhecimento especializado do professor de matemática (MTSK), relações entre subdomínios de conhecimento, resolução de problemas, números inteiros, problemas aditivosResumo
Neste artigo, levando em consideração que o conhecimento do professor de matemática é substancial para promover a aprendizagem desejada nos alunos, a partir do modelo MTSK, são identificadas as relações entre os subdomínios do conhecimento de um professor de matemática na elaboração de um plano de aula sobre a resolução de problemas aditivos com números inteiros. A pesquisa foi realizada com metodologia qualitativa, por meio de um estudo de caso instrumental, em que o caso é um professor de educação básica mexicano. A coleta de dados foi realizada por meio de um plano de aula e de uma entrevista semiestruturada. Para analisar os dados, foram utilizadas a tríade evidência-indício-oportunidade e a análise de conteúdo. Os resultados mostraram relações entre o conhecimento das dificuldades no aprendizado da matemática e o conhecimento de tópicos anteriores, como a reta numérica e sua utilidade como conexão auxiliar para o ensino de problemas aditivos com números inteiros. Destaca-se o aparecimento do subdomínio das características da aprendizagem da matemática, que mostrou uma relação com os outros subdomínios de conhecimento do modelo, mostrando a importância de antecipar os diferentes fenômenos de aprendizagem para levá-los em conta no planejamento das aulas.
Downloads
Métricas
Referências
Aguilar-González, A., Muñoz-Catalán, C., Carrillo-Yáñez, J. y Rodríguez-Muñiz, J. L. (2018). ¿Cómo establecer relaciones entre conocimiento especializado y concepciones del profesorado de matemáticas? PNA, 13(1), 41-61. https://doi.org/10.30827/pna.v13i1.7944
Ball, D. L., Thames, M. H., & Phelps, G. (2008). Content knowledge for teaching: What makes it special? Journal of Teacher Education, 59(5), 389–407. https://doi.org/10.1177/0022487108324554
Becerra, O. J., Buitrago, M. R., Calderón, S. C., Gómez, R. A., Cañadas, M. C. y Gómez, P. (2012). Adición y sustracción de números enteros. En P. Gómez. (Ed.), Diseño, implementación y evaluación de unidades didácticas matemáticas en MAD 1 (pp. 19-75). Universidad de los Andes. http://funes.uniandes.edu.co/1890/
Bosch, C., Meda, A. y Gómez, C. (2018). Matemáticas 1. Infinita Secundaria. Ediciones Castillo.
Carrillo-Yañez, J., Climent, N., Montes, M., Contreras, L. C., Flores-Medrano, E., Escudero-Ávila, D., Vasco, D., Rojas, N., Flores, P., Aguilar-González, Á., Ribeiro, M., y Muñoz-Catalán, M. C. (2018). The mathematics teacher’s specialised knowledge (MTSK) model. Research in Mathematics Education, 20(3), 236–253. https://doi.org/10.1080/14794802.2018.1479981
Carrillo Yañez, J., Climent Rodríguez, N., Montes Navarro , M. y Muñoz-Catalán, M. C. (2022). Una trayectoria de investigación sobre el conocimiento del profesor de matemáticas: del grupo SIDM a la Red Iberoamericana MTSK. Revista Venezolana De Investigación En Educación Matemática, 2(2), e202204. https://doi.org/10.54541/reviem.v2i2.41
Chamorro, M. (2003). Didáctica de las matemáticas para primaria. Pearson Educación.
Delgado-Rebolledo, R. y Espinoza-Vásquez., G. (2021). ¿Cómo se relacionan los subdominios del conocimiento especializado del profesor de Matemáticas? En J. G. Moriel-Junior (Ed.), Anais do V Congreso Iberoamericano sobre conocimiento especializado del profesor de matemáticas (pp. 288-295). Congresseme.
Delgado-Rebolledo, R. y Zakaryan, D. (2020). Relationships between the knowledge of practices in mathematics and the pedagogical content knowledge of a mathematics lecturer. International Journal of Science and Mathematics Education, 18(3), 567-587. https://doi.org/10.1007/s10763-019-09977-0
Escudero, D. (2015). Una caracterización del conocimiento didáctico del contenido como parte del conocimiento especializado del profesor de matemáticas de secundaria. [Tesis doctoral, Universidad de Huelva]. Biblioteca Universitaria Huelva. http://hdl.handle.net/10272/11456
Escudero, D.I., Flores, E., y Carrillo, J. (2012). El conocimiento especializado del profesor de matemáticas. Actas del XV EIME, 35-42. México, D. F.: Cinvestav.
Escudero-Ávila, D., Gomes, J., Muñoz-Catalán, M.C., Flores-Medrano, E., Flores, P., Rojas, N., Aguilar, A. (2015). Aportaciones metodológicas de investigaciones con MTSK. En J. Carrillo, L.C. Contreras y M. Montes (Eds.), Reflexionando sobre el conocimiento del profesor. Actas de las II Jornadas del Seminario de Investigación de Didáctica de la Matemática de la Universidad de Huelva (pp. 60-68). SGSE.
Escudero-Ávila, D., Vasco, D. y Aguilar-González, A. (2017). Relaciones entre los dominios y subdominios del conocimiento especializado del profesor de matemáticas. Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas. (Ed.), VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática (pp. 83-91). FESPM. http://funes.uniandes.edu.co/19810/
Espinoza, G. (2020). Caracterización del conocimiento especializado del profesor de matemáticas de educación media sobre el concepto de función. [Tesis doctoral, Pontificia Universidad Católica de Valparaíso]. Sistema de Biblioteca PUCV. http://opac.pucv.cl/pucv_txt/txt-0000/UCB0313_01.pdf
Flores, E., Escudero, D. y Aguilar, A. (2014). Oportunidades que brindan algunos escenarios para mostrar evidencias del MTSK. En A. Berciano, G. Gutiérrez, A. Estepa y N. Climent (Eds.), Investigación en Educación Matemática XVII (pp. 275-282). Bilbao: SEIEM.
Flores-Medrano, E., Escudero-Ávila, D., Montes, M., Aguilar, Á. y Carrillo, J. (2014). Nuestra modelación del conocimiento especializado del profesor de matemáticas, el MTSK. En Á. Aguilar, E. Carmona, J. Carrillo, L. C. Contreras, N. Climent, D. Escudero-Ávila, E. Flores-Medrano, P. Flores, J. L. Huitrado, M. Montes, M. Muñoz-Catalán, N. Rojas, L. Sosa, D. Vasco, y D. Zakaryan (Eds.), Un marco teórico para el Conocimiento especializado del Profesor de Matemáticas (1st ed., pp. 71–93). Universidad de Huelva. https://doi.org/10.13140/2.1.3107.4246
Flores-Medrano, E. (2015). Una profundización en la conceptualización de elementos del modelo de Conocimiento Especializado del Profesor de Matemáticas (MTSK) [Tesis doctoral, Universidad de Huelva, España]. Repositorio Institucional de la Universidad de Huelva. http://hdl.handle.net/10272/11503
Hernández-Sampieri, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2014). Metodología de la Investigación (6ta ed.). McGraw-Hill Interamericana.
Hobri, H., Susanto, H. A., Hidayati, A., Susanto, S. y Warli, W. (2021). Exploring thinking process of students with mathematics learning disability in solving arithmetic problems. International Journal of Education in Mathematics, Science, and Technology (IJEMST), 9(3), 498-513. https://doi.org/10.46328/ijemst.1684
Maca Díaz, A. J. y Patiño Giraldo, L. E. (2016). La enseñanza de los números enteros un asunto sin resolver en las aulas. Plumilla Educativa, 17(1), 194-210. https://doi.org/10.30554/plumillaedu.17.1756.2016
Marradi, A., Archenti, N. y Piovani, J. (2007). Metodología de las ciencias sociales. Emecé.
Muñoz-Catalán, M. C., Contreras, L. C., Carrillo, J., Rojas, N., Montes, M. Á., y Climent, N. (2015). Conocimiento especializado del profesor de matemáticas (MTSK): un modelo analítico para el estudio del conocimiento del profesor de matemáticas. La Gaceta de la Real Sociedad Matemática Española, 18 (3), 589-605. https://gaceta.rsme.es/abrir.php?id=1294
Muñoz-Catalán, M. C. (2021). Reflexiones para una fundamentación del estudio de caso como diseño metodológico en Educación Matemática. En Diago, P. D., Yáñez D. F., González-Astudillo, M. T. y Carrillo, D. (Eds.), Investigación en Educación Matemática XXIV (pp. 65 – 80). Valencia: SEIEM.
National Council of Teachers of Mathematics. (2000). Principles and Standards for School Mathematics. NCTM.
Nieto, A. y Pflucker, K. (2020). Conocimiento Especializado de los profesores de matemática para la enseñanza de problemas de adición y sustracción [Tesis de pregrado, Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas]. Repositorio Académico UPC. http://hdl.handle.net/10757/653838
Otero-Valega K., Juárez-Ruiz, E. y Zakaryan D. (2023). Conocimiento didáctico del profesor de matemáticas sobre resolución de problemas aditivos con números enteros. En G. Chacón Guerrero, M. Falk de Losada, O. J. Rojas Velázquez, D. Pérez Duarte, R. Sánchez Lamoneda, M. A. Borges y D. I. Quintero-Suica (Eds.), XIII Simposio de Matemática y Educación Matemática, el XII Congreso Internacional de Matemática asistida por Computador y el III Simposio de Competiciones Matemáticas (pp. 117-120). Simposio MEM 2023. http://investigacion.uan.edu.co/mem-memorias
Pacheco-Muñoz, E., Juárez-Ruiz, E. y Flores-Medrano, E. (2021). Relaciones entre subdominios del conocimiento especializado del profesor de matemáticas en la localización en el plano cartesiano. En J. G. Moriel-Junior (Ed.), Anais do V Congreso Iberoamericano sobre conocimiento especializado del profesor de matemáticas (pp. 121-128). Congresseme.
Pacheco-Muñoz, E. Juárez-Ruiz, E. y Flores-Medrano, E. (en prensa). Relaciones direccionales intra-dominio del conocimiento especializado del profesor de matemáticas en la localización en el plano cartesiano. Avances de Investigación en Educación Matemática AIEM.
Padilla-Escorcia, I. A. y Acevedo-Rincón, J.P. (2021). Conocimiento especializado del profesor que enseña la reflexión de la función trigonométrica seno: Mediaciones con TIC. Eco Matemático, 12(1), 93-106. https://doi.org/10.22463/17948231.3072
Paternina-Borja, O., Juárez-Ruiz, E. y Zakaryan, D. (2021). Conocimiento especializado de un profesor de matemáticas: caracterización de relaciones en tema de simetrías. En J. G. Moriel-Junior (Ed.), Anais do V Congreso Iberoamericano sobre conocimiento especializado del profesor de matemáticas (pp. 296-303). Congresseme.
Pólya, G. (1945). How to solve it? (1ra ed). Trillas.
Rojas, N., Carrillo, J. y Flores, P. (2012). Características para identificar a profesores de matemáticas expertos. En A. Estepa, A. Contreras, J. Deulofeu, M. C. Penalva, F. J. García y L. Ordóñez (Eds.), Investigación en Educación Matemática XVI (pp. 479-485). SEIEM.
Rojas, N. (2014). Caracterización del conocimiento especializado del profesor de matemáticas: Un estudio de caso [Tesis doctoral, Universidad de Granada]. DIGIBUG. http://hdl.handle.net/10481/35199
Sánchez, J. (2021). ¿Cómo impacta el conocimiento que tiene un profesor acerca de la teoría apoe sobre su conocimiento especializado? [Tesis de maestría, Benemérita Universidad Autónoma de Puebla]. Secretaría de Investigación y estudios de Posgrado BUAP.
Scheiner, T., Montes, M. A., Godino, J. D., Carrillo, J., & Pino-Fan, L. R. (2019). What makes mathematics teacher knowledge specialized? Offering alternative views. International Journal of Science and Mathematics Education, 17(1), 153–172. https://doi.org/10.1007/s10763-017-9859-6
Schoenfeld, A. (1985). Mathematical problem solving. Academic Press.
Secretaria de Educación Pública (SEP, 2017). Aprendizajes clave para la Educación Integral. Matemáticas Educación Secundaria. SEP. https://www.planyprogramasdestudio.sep.gob.mx/index-Descargas.html
Shulman, L. S. (1986). Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, 15(2), 4-14. https://doi.org/10.3102%2F0013189X015002004
Zakaryan, D. y Ribeiro, M. (2016). Conocimiento de la enseñanza de los números racionales: una ejemplificación de relaciones. Zetetiké, 24(3), 301-321. http://dx.doi.org/10.20396/zet.v24i3.8648095
Zakaryan, D., Estrella, S., Espinoza-Vásquez, G., Morales, S., Olfos, R., Flores-Medrano, E. y Carrillo J. (2018). Relaciones entre el conocimiento de la enseñanza y el conocimiento de las características del aprendizaje de las matemáticas: caso de una profesora de secundaria. Enseñanza de las ciencias, 36(2), 105-123. https://doi.org/10.5565/rev/ensciencias.2260
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Keylla Otero-Valega, Estela Juárez-Ruiz, Diana Zakaryan
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores/as que publiquem nesta revista aceitam as seguintes condições:
- Os autores/as conservam os direitos de autor e cedem à revista o direito da primeira publicação, com o artigo registrado sob uma licença de atribuição de Creative Commons 4.0, que permite a terceiros utilizarem o publicado desde que mencionem a autoria do artigo e a primeira publicação nesta revista.
- Os autores/as podem entrar em outros acordos contratuais independentes e adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (por exemplo, inseri-lo em um repositório institucional ou publicá-lo em um livro), desde que indiquem claramente que o texto foi publicado pela primeira vez nesta revista.
- Permite-se e recomenda-se aos autores/as compartilharem seu artigo online (por exemplo, em repositórios institucionais ou sites web pessoais) antes e durante o processo de submissão do artigo, haja vista que isto pode conduzir a trocas produtivas, a uma maior e mais rápida citação do artigo publicado.