Periodicidade: significados da sua utilização na horta escolar para a matemática escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54541/reviem.v4i1.101

Palavras-chave:

Horta escolar, Propriedade periódica, Significação, Usos

Resumo

Uma das tensões no discurso matemático escolar é a pouca relação entre a matemática escolar e aquela presente em cenários fora da escola. Como estratégia para tratar essa situação, propomos descentralizar o foco do objeto matemático para as práticas das quais esse objeto emerge. Ou seja, uma base de significação fundamentada não na matemática em si, mas no saber considerado como conhecimento em uso no contexto da Socioepistemologia. O objetivo deste artigo é apresentar um estudo sobre a propriedade periódica que aparece nas tarefas da horta escolar. Partimos de uma epistemologia de usos da periodicidade como antecedente para retomar seus elementos e realizar um estudo qualitativo, de natureza descritiva e interpretativa, sobre o uso da periodicidade na horta, considerando-a como um contexto de significação. Isso representa uma mudança epistemológica que considera o uso do conhecimento como base de significação para a matemática escolar. Evidencia-se como, além da aplicação do conhecimento, seu uso dá significado ao saber, resultando em uma forma funcional de ver, interpretar e dar sentido à propriedade periódica.

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Biografia do Autor

Paola Balda, Secretaría de Educación de Soacha

Licenciada en matemáticas. Especialista en Gerencia Educativa. Magister en Docencia de la Matemática. Doctora en Educación. Docente en el Municipio de Soacha, en los niveles de educación primaria, educación básica y educación media. En el nivel universitario, ha orientando cátedras de diferentes carreras tanto técnicas, como tecnológicas, profesionales y de postgrado. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7824-9496. E-mail: [email protected]

Gabriela Buendía Ábalos, Universidad Juárez del Estado de Durango

Doctora en Ciencias con especialidad en Matemática Educativa por parte del Cinvestav-IPN. Línea de investigación: Construcción Social del Conocimiento Matemático Escolar, con énfasis en formación docente, divulgación, docencia en posgrado e investigación. Asesora de programas institucionales a nivel nacional e internacional. Autora de artículos cintíficos en revistas especializadas, tanto nacionales e internacionales, producto de las investigaciones realizadas a través de varios proyectos financiados y el trabajo continuo con alumnos de posgrado. Editora de la Revista Investigación e Innovación en Matemática Educativa de la Red de Centros de Investigación en Matemática Educativa (Cimates). Miembro del Comité Latinoamericano de Matemática Educativa (CLAME) y de la Red Cimates.ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9456-4469. E-mail: [email protected]

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Publicado

2024-07-04

Como Citar

Balda, P., & Buendía Ábalos, G. (2024). Periodicidade: significados da sua utilização na horta escolar para a matemática escolar. Revista Venezolana De Investigación En Educación Matemática, 4(1), 1–24. https://doi.org/10.54541/reviem.v4i1.101